Com dbExpress vc desenvolve para InterBase, MS-SQL Server, Oracle, entre
outros. Vc só escolhe qual driver usar e a programacao
(inclusao/exclusao, etc) é a mesma. Eu usei isso no sistema q desenvolvi
utilizando 2 bancos (Firebird local e MS SQL server remoto) e funcionou
mto bem.

Também existem frameworks de persistencia (DePO, etc) mas nunca usei com
o Delphi, entao nao posso te dar detalhes.

--

Atenciosamente,

Vinicius S. L. Ribeiro
[EMAIL PROTECTED]