Pessoal,

agradeço a ajuda, consegui, vou postar o código abaixo, para quem
precisar também usar.

winexec ('mmc.exe c:\windows\system32\dfrg.msc',1);

agora minha dúvida é a seguinte:

e se o sistema operacional estiver instalado numa partição d: ou e:
ou com um nome personalizado, como por exemplo, meunome: ? como faço
para driblar essa situação?

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, Edu Nicácio <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> Você poderia ter procurado nas "Opções de Pasta" do Windows. Lá,
além da extensão, você obtem informações do programa associado,
parâmetros, como abrir, imprimir, editar, etc cada arquivo no
computador.

> Olha o que eu descobri:
>
> ShellExecute
(Application.Handle,'open','Caminho\do\seu\arquivo.msc',nil,nil,SW_SHO
WNORMAL);

> Ou então:
>
> ShellExecute
(Application.Handle,'open','mmc.exe','Caminho\do\seu\arquivo.msc',nil,
SW_SHOWNORMAL);

> Veja o comando para abrí-los:
>
> C:\WINNT\system32\mmc.exe "%1" %*
>
> Ou seja, usando Winexec(...) você não poderá abri-lo diretamente,
por não se tratar de um arquivo 'executável'.