  From: Joao Morais
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Thursday, March 29, 2007 12:01 PM
  Subject: Re: [delphi-br] atualização de cadastro

  Cleiton wrote:
  > Pessoal, estou com o seguinte problema...
  >
  > Tenho uma tabela (TAB01) com um campo que chave estrangeira da tabela
(TAB02). Esse campo não está declarado como not null, portante aceita ficar
nulo.

  > Quando faço um cadastro novo, e deixo esse campo em branco, funciona tudo
certinho.

  > No entanto, quando tenho um cadastro com esse campo preenchido e depois num
segundo momento preciso alterar esse cadastro deixando esse campo em branco, o
sistema não deixa, dando mensagem de violação de integridade.

  > Como faço resolver esse pequeno contratempo?

  Vamos dizer que você está usando Firebird.

  Primeiro você vê as constraints da tab01. Se usar o isql, execute
  show table tab01.

  Verifique qual o nome da constraint que faz a referência com a tabela
  tab02. Então:
  alter table tab01 drop constraint <nome da constraint>

  --
  Joao Morais