Rubem Nascimento da Rocha wrote:

> TDBGrid é uma classe derivada de TCustomDBGrid, que por sua vez é derivado
> de TCustomGrid. O que difere TStringGrid de TDBGrid é o fato deste último
> implementar uma classe para efetuar um link entre os dados e o componente
> visual. Esse link seria algo como o controller em um modelo de projeto MVC
> (Model-View-Controller).
>
> Esse controller (no caso, TGridDataLink - vide DBGrids.pas) já encapsula
> toda a mecânica para visualizar os dados de um dataset qualquer. Isto já é
> um modelo pronto para uso, que não precisa ser reinventado.

Isto é um modelo pronto para quem está satisfeito com dbware. Eu não
estou satisfeito com dbware, e não abro nenhuma unit da vcl que comece
com db. Também não estou reinventando a roda, pelo contrário, criei uma
roda que eu posso reaproveitar.

No final das contas o importante é a felicidade das pessoas. Se vocês
estão felizes com dbware, eu estou feliz com mvp, estou apenas colocando
a minha experiência com isto e desvendando alguns mitos. Ok?

--
Joao Morais

Responder a