  From: CPD (Borborema-Imperial Transportes Ltda)
  To: Grupo do Delphi
  Sent: Friday, April 27, 2007 5:12 PM
  Subject: [delphi-br] Funções em DBChart

  Pessoal,

  Eu estou utilizando do TDBChart e criando uma linha de função (Média)
dinamicamente, só que quando eu fecho o aplicativo ele da um erro de access
violation, pesquisei na internet e percebi que esse componente tem esse bug
realmente, de quando se cria um serie como função ele provoca esse erro mesmo.
Alguém saberia informar se isso já foi corrigido, e onde posso baixar a
correção ou se tem alguma solução via programação ?. utilizo o Delphi 2005 Pro.

  Rotina para criar a função no gráfico :

  if (CBIncluirMedia.Checked) and
  (EDDtInicial.Date <> EDDtFinal.Date) then
  begin
  if RGTipoGrafico.ItemIndex = 0 then
  begin
  Series:=TLineSeries.Create(FGrafLotacaoHorarioViagem);
  with (Series as TChartSeries) do
  begin
  DBGrafico.AddSeries((Series as TChartSeries));
  Name:='SerieMedia';
  Title:='Passageiro Médio';
  for i:=FGrafLotacaoHorarioViagem.ComponentCount - 1 downto 0 do
  begin
  if (FGrafLotacaoHorarioViagem.Components[i] is TLineSeries) then
  begin
  if ((FGrafLotacaoHorarioViagem.Components[i] as TLineSeries).Name <>
'SerieMedia') and
  ((FGrafLotacaoHorarioViagem.Components[i] as TLineSeries).Name <>
'SerieEstimada') then
  DataSources.Add((FGrafLotacaoHorarioViagem.Components[i] as TChartSeries));
  end;
  end;
  Marks.Style:=smsValue;
  if CBMarcadores.Checked then
  Marks.Visible:=true
  else
  Marks.Visible:=false;
  (Series as TLineSeries).LinePen.Width:=5;
  SetFunction(TAverageTeeFunction.Create(FGrafLotacaoHorarioViagem));
  end;
  end;
  end;

  Obrigado pela atenção,