Paulo, esse seu email é muito salutar para a lista (na minha opinião), sobre
o java tive a mesma impressão, sobre funcionamento, para dominar o negócio ,
a culpa e´ da borland que com a sua magnifica interface de componentes, com
a sua IDE, nos deixou "mau acostumados" rs :),  acho que o mais não me
permitiu aprofundar em JAVA, foi justamente a IDE do Delphi, e olha que
programo em delphi há 5 anos, e antes eu era "clippeiro", e relutava em
migrar para Delphi , ou seja, deveria estar acostumado a fazer as coisas na
"unha", afinal clipper na minha época era exatamente isso, um editor de
texto, uma porrada de código, compilava e ia pro que Deus quiser.. ahahah,
não estou dizendo que o Java é melhor que .net,  apenas diferente, é uma
questão de paradigma, e foco de mercado, vc deverá avaliar se o seu público
alvo, vai usar, quais as plataformas vão lhe atender, se haverá tempo de
aprendizado, testes, etc, e se há esse tempo hábil, suponhamos (suponhamos,
é apenas teoria) que técnicamente o Java seja melhor, porém vai lhes
consumir tempo para aprendizagem, dominio do ambiente de trabalho, dominio
do ambiente de produção (cliente final), suporte etc,  e no delphi .net,
parece ser mais familiar, talvez partindo desse ponto de vista, seja mais
fácil implementar, simplesmente por questão de tempo. Mas isso é um monte de
varíáveis que devem ser analizadas pela sua equipe.
Pessoalmente vejo uma grande vantagem no Java se você for usar em
multiplataforma (o mesmo codigo ) em Linux, Unix, Windows, Etc,Etc, ae sim é
onde o Java é "papa" do assunto, que na qual a Borland podia estar hoje
oferencendo uma alternativa com o Kilyx (mas isso é assunto pra outro
momento).
Esse assunto para mim é muito interessante ser postado justamente aqui,
creio que seja de interesse geral da lista, afinal é sempre bom planejar o
futuro .

Em 02/05/07, Paulo Sergio Dias <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

>   Pessoal:
> (já enviei esta mensagem, mas não a vi na lista)
>
> Peço a licença (e paciência) de vocês para me alongar
> na descrição da minha situação...
>
> Solicito ajuda de quem tenha experiência com Delphi.Net e também
> de Java, para me dar algumas dicas sobre como comparar
> os dois ambientes de desenvolvimento.
>
> a) Na empresa onde trabalho, temos um sistema grande (Compras, Estoque,
> Faturamento, Produção, etc.) feito em Delphi Win32 (D3, D7, D2006), e
> por isso já estamos familiarizados com o Delphi (desde 1997).

> [...]

Leonardo Quinino