Maria das Graças,

Com o mais profundo respeito que a nobressissima e ilustre colega de grupo
merece, mas acho que a colega excedeu um pouco em suas declarações. Talvez por
conta de uma precipitação natural de já querer estar produzindo na nova IDE ou
mesmo por não ter buscado se interar completamente da nova ferramenta antes de
colocá-la em plena produtividade. Não tenho procuração e muito menos sou
remunerado pela Borland para fazer propaganda ou advogar em nome dela. Mas
também vamos ser justos e sensatos. É o mínimo que a nossa formação de
dignidade nos exige.

> 1. Desde o Delphi 8 a IDE do Delphi ficou horrivel. Telas e mais telas
> enchendo
> o espaço do monitor em detrimento do espaço que tínhamos para as telas do
> nosso
> aplicativo no Delphi 7.

Desde o D2K5, a Borland criou um layout de IDE alternativo à IDE clássica do
Delphi. Este recurso era muito mais uma estratégia para que eles conseguissem
aborver uma fatia da comunidade VB, que estava indignada com a Microsft, por
conta da mudança brusca do VB clássico para o VB verdadeiramente OOP. Mas isto
é apenas um tipo de layout que você pode plenamente mudar para a IDE clássica.
Fica igualzinha a IDE antiga do mesmo jeito que era a dos D7 pra trás. Procure
por este recurso aí nas configurações da IDE que com certeza você vai achar
ele. Se não achar, a galera aqui da lista te dá uma orientação.

> 2. Descontinuidade de componentes tão usados no Brasil, como Quick Report,
> substituindo-o por aquela ferramenta tenebrosa: O RaveReport, que não deu
> ibope, tanto é que nem foi adicionada a palhetado Delphi 2007.

Amiga, isto daí não é e jamais foi culpa da Borland/Code Gear. Não são eles
quem fabricam o Quick. Isto depende de um contrato de concessão de direitos do
fabricante original do produto para eles incorporarem um produto na IDE. Se a
Qsoft não quis mais que o Delphi continuasse usando o QR em sua IDE ou a Rave
foi lá e ofereceu uma proposta melhor, como é que você pode, então, transferir
o onus disto pro fabricante da ferramenta? E tem mais viu! Se vocês estão
pensando em migrar pro VB, é bom olhar se lá tem geradores de relatórios
compativeis com o que vocês tem no Delphi, senão vocês vão mesmo é acabar
correndo o risco de ter que remontar nzentos relatórios tudo na mão. De repente
vocês caêm naquele eterno problema de muito trabalho massante para pouco tempo
disponível.

> 3. 30 dias para testes com o trial do Delphi 2007. O que dá pra fazer em 30
> dias pra quem tem 10 projetos de peso?

Uê, mas Trial é uma versão de avaliação e não uma versão de produção. Está
completamente improcedente esta afirmação sua.

> 4. Preço do Delphi 2007, totalmente incompativel com a realidade brasileira.

Quanto a isto daí, acho que é uma discussão que não nos vai levar a lugar
nenhum. Eles lá já viram o volume de reclamações do preço da ferramenta. Apesar
de que, a linha turbo tem um preço muito mais em conta e permite fazer pelo
menos quase tudo que a full faria. Acredito que o problema é analisar qual
ferramenta melhor se adequaria aos seus projetos aí.

> 5. Componentes que sempre julgamos primordiais e que nunca foram adicionados
> ao Delphi como componentes da
> RXLib: currencyEdit, DateEdit, coisas que facilitam muito a vida do
> programador.

Mais uma vez, com todo respeito, mas é uma outra afirmação totalmente
infundamentada. Não foi a Borland e muito menos a Code Gear quem criaram a RX,
e se você não sabe, a RX original foi descontinuada lá nos tempos do Delphi 5
ainda. Do 6 pra frente, o que existiu foram meras adaptações, feitas por
voluntários, visando eles serem usados respectivamente no D6 e no D7. O
verdadeorp fabricante da RX minha gente, abandonou o projeto a uns 6-7 anos
atrás.

Quando usei o D2K5 pra avaliar, consegui instalar a RX nele, mas só pro módulo
Win32. Ou seja, instalar instala e funciona numa boa. Agora não vai estar
disponível para o módulo dotNET pois as adaptações seriam muitas e de repente
inviaveis. E tem mais. Se eles (Borland/Code Gear) começarem a embarcar muitos
componentes de terceiros em sua IDE, abre-se precedente para que muitos outros
reinvindiquem direitos iguais ameaçando com processos e tudo mais. Você corre
mesmo é o risco de acabar com uma IDE pesadíssissima e cheia de penduricálhos
completamente inúteis que jamais você possa vir a usar. A WEB taí ó. É só ir
nos endereços, baixar e instalar. Cada um tem seu livre arbítrio de instalar os
componentes que quiser na IDE. Se ela fosse fechada a isto, aí sim eu
concordaria com você, mas não.

> 6. Falta de um bom componente para relatório, inclusive que sirva pra
> impressão em matriciais.

Relatório de impressão matricial, todas as vezes que fiz uso desta demanda, não
fiquei perdendo tempo com Rave, Fast, Fest, Fist, Fost ou Fortesseiladascontas.
Fui direto usar TPrinter. Tranquilo tranquilo tranquilo. Sem stress.

Algumas considerações a respeito do seu E-Mail no geral:

1) Antes de migrar de ferramenta, convêm vocês fazerem um estudo e uma analise
profunda sobre os prós e os contras da medida. Tempo? Viabilidade? Custos?
Prazos? Compatibilidades? Fontes? Cronogramas? Retorno? Qual seria o impacto da
migração nestas premissas citadas? Será que compensa? Vai ser melhor ou vai
criar mais problemas do que soluções?

2) Lembrando a todos que o VB é muito mais uma ferramenta em fase de extinção
do que de ascenção. A comunidade VBZeira é unânime em afirmar que o sucessor do
VB vai mesmo ser o C#. Tanto é que muitos já estão migrando e outros já fizeram
isto. Tenha muito cuidado ao tomarem a decisão de abandonarem o Delphi e ir
para uma outra ferramenta e, no meio do caminho, se depararem com uma situação
de uma ferramenta que não serviu, tem limitações que impeçam o andamento e pior
ainda: Vai ser descontinuada. Aí, vocês se veem obrigados a parar tudo pra ver
como é que vai fazer e pra que lado seguir, sentindo-se em um mato sem cachorro
e com isto vão se atrasando prazos e cronogramas, etc. Muito cuidado mesmo. Não
se toma certas decisões com o emocional mas sim com o racional mesmo.

3) Se você está reinvindicando RX, QuickReport, etc.. Vocês já procuram apurar
se para VB existem estes recursos? Lembrando também que VB não tem VCL e não
existe nenhuma compatibilidade ou portabilidade. Analise a porcentagem de uso
destes recursos em seus projetos prontos pra ver se com o VB vai ser possível
migrar sem imprevistos. Se tudo que seus projetos requeiram o VB terá plenas
condições de atender.

4) E o mais importante de tudo: NINGUEM EM QUALQUER PLANETA QUE VIVA NESTE
INFINITO UNIVERSO NÃO É OBRIGADO A MIGRAR A FERRAMENTA QUE USA PARA UMA VERSÃO
SUPERIOR DELA NÃO. Não vamos nos esquecer da premissa básica que prevê que em
time que está ganhando não se mexe. Se o Delphi 7 está atendendo plenamente as
demandas aí, mantem a curva de produtividade estável e está cumprindo muito bem
o seu papel, não justifica migrar dele para o 2007 apenas por questões de
capricho (De repente, compensa muito mais dar o tiro no pé do que embarcar
nessa...) Pode mesmo é vir a ser um gasto desnecessario que muitas vezes não vá
trazer o retorno esperado e, pelo contrario, vai mesmo é trazer muita dor de
cabeça e 1001 desgastes tanto interno como externo a empresa. Melhor é usar a
ferramenta que está 101% adequada a produção aí e instalar o Trial com um
profissional em uma maquina e ele ir avaliando. Somente depois de um estudo
completo e consistente (tanto técnico como financeiro) é que convêm sentar e
definir um plano de ação para fazer a migração. Tanto eu como você conhecemos
muito bem aquele famoso ditado mineiro que tem aqui, de que quem come com
pressa come crú, algo mais ou menos assim, não me lembro direito da frase :)

Mui respeitosamente..

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento de sistemas
Telemont Engenharia de telecomunicações S/A
Belo Horizonte - MG - Brasil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8217 Fax: (31) 3389-8215

Trabalho com Delphi desde o Delphi 3 e sempre adorei essa
ferramenta. Infelizmente, pra minha tristeza, minha equipe decidiu
adotar o VB e migrar todos os projetos, até que se possa abandonar o
Delphi definitivamente. Motivos? Vários!!!
[...]

Desculpem o desabafo, mas eu gostava muito do Delphi....:(
Mani