Fiz um sistema usando o Fire, tá lá numa construtora operando em 7 maquinas e
mais 3 Laptops que conectam ao banco somente quando os engenheiros estão no
escritório. Tá funcionando tranquilo tranquilo. Se eu for comparar ele com o
SQL Server que roda aqui na telemont, não dá porque aqui o acesso é
infinitamente maior. mas pelo que vi lá, não tem nada deixando a desejar.
Aliás, 80% da comunidade o aprova, então baseando-se no ditado de que "A voz do
povo é a voz de Deus", podemos assegurar que até Deus já endossou o Firebird.
Quanto a ter "falhas tem e muitas", me mostre um programa de computador que não
as tenha? Até o Cobol que é tido como o Supra-sumo, passou aperto na virada do
ano 2000, lembra?

Quanto ao Free Pascal estar ainda esta em fase de amadurecimento, você
precisaria nos dizer mais em qual grau de amadurecimento ele estaria. Lá nos
primordios ainda ou já podendo deixar preocupados os cartolas da Code Gear?
Este "em fase de amadurecimento" é muito relativo. Precisamos de um parametro
comparativo pra analisarmos o patamar que ele estaria. Um programa que eu sei
que foi feito com ele, o Pixel32 (http://www.kanzelsberger.com/pixel/), é muito
bom e eficiente, se quisermos um parâmetro pra análise.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento de sistemas
Telemont Engenharia de telecomunicações S/A
Belo Horizonte - MG - Brasil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8217 Fax: (31) 3389-8215