Luis,
Ja passei por um problema parecido no Delphi 7.
Acontecia que o SQLConnection fazia a conexão automaticamente ao criar o
form no qual ele estava, mesmo antes de dar um Open (mesmo que a
propriedade Connected estivesse False)...
Não entendia o pq, até que me ocorreu setar a propriedade KeepConnection
= False (no projeto) e tudo voltou ao normal.

O que acontece, é que ele abria o banco de dados, independente de querer
ou não, somente pelo fato de ter o KeepConnection = true...
Ele usava o caminho que estava definido nos parâmetros. Só fui descobrir
quando mudei as estruturas de diretorios da aplicação...

Enfim, dá uma olhada para ver se não é isso que está acontecendo com vc!

[]'s
Ezequiel