Olá Joao, pois bem, tenho algumas duvidas antes de iniciar no OO:

1) O que voce quiz dizer com o IO engessa o sistema? Voce disse que pra
objetos complexos ele é ruim, o que seria um objeto complexo por exemplo?

2) O "problema" do PRess que eu vejo, é não ter Wizard, o que pra mim que
está começando é uma facilidade, quem sabe quando eu estiver bem nao o uso.

3) Eu posso fazer isso no IO: Por exemplo tenho um Caixa... com uma tela...
gostaria de de incluir no caixa com vencimentos e tudo, tanto por codigo (em
qualquer lugar do sistema) quanto pela tela de caixa. é possível isso no IO?

4) O select é igual ao normal? Posso usar o SQL que uso no Firebird?

5) Como fica as Triggers no banco de dados? Elas continuam existindo?

[]s

--
Fellipe Henrique