No meu link de downloads gratuitos(abaixo da minha assinatura),  tem uma
apostila de desenvolvimento Client/Server com DBExpress e FireBird.

Atraves dela vc constrói um exemplo bem passo a passo usando quase todos os
recursos  para manipulara dados com Delphi e FireBird, inclusive mostra uma
das formas de migração de paradox para FireBird.

É gratuita, é só pegar e usar.

E qq coisa estamos as ordens

Atenciosamente,

Bruno Lichot