Cara eu uso DBEdits... Acho que isto seja a grande sacada do Delphi...
agilidade em desenvolvimento.

Eu usei muito tempo Edits.....mesmo com gerador de sql para facilitar como
objetos que faziam os controles de dados....  o tempo de desenvolvimento é
maior.....

Não esqueça que hoje temos o clientdataset que é um puta facilitador em
questão de persistência.

Um grande Abraço.

--
Marcelo Moacir Florindo