Insisto no uso de Thread, pois seu problema é, de fato, parecido com o meu.

O "pulo do gato" (acho que estou ficando velho - já estou começando a usar
essas expressões), o "pulo do gato" é você criar uma Thread para se
comunicar com as catracas, por conta da DLL. Essa Thread se comunica com
outras Threads, que tratam as catracas individualmente. Ao tratar o que tem
que ser tratado, você devolve o que que tem fazer para a Thread que se
comunica com a catraca.

Esquema:

1) ThreadEventos (Se comunica com as catracas)

2) ThreadCatraca1 (Se comunica com o Access)

3) ThreadCatarca2 (Se comunica com o Access)