Boa tarde Natanael!

a primeira situação, vc pode resolver com o conceito:

procedure  RecebeValores;
var
  Valor1, Valor2, Valor3: String;
begin
  if not Assigned(Formulario) then
    Application.CreateForm(TFormulario, Formulario);

  with Formulario do
  begin
    ShowModal;
    if ModalResult = mrOk then
    begin
      Valor1 := edtdoFormulario.Text;
      Valor2 := qryDoForlulario.FieldByName('CAMPO').AsString;
      Valor3 := PropertyDoFormulario;
    end;
  end;

para a segunda situação, explique que tipo de processo, e como vc
gostaria de apontar isso,
eu utilizando guage? progressbar?? quer soh o resultado??

[]'s

Thiago Filiano
11-8288-4402