Davi Eduardo Borges Wall wrote:
> João, será que terias com disponibilizar um exemplo prático
> (o mais simples possível)
> para que os amigos do grupo possam dar uma olhada? Alguma
> tela programada totalmente sem componentes dbware?

Esta é a minha intenção com este assunto. Eu não sei quais são as
maiores dúvidas, o que o pessoal que aderiu ao não-dbware está fazendo,
etc. Estou preparando alguns artigos novos que esclarecem esta questão
de forma teórica, e em seguida alguns exemplos mais práticos e simples.
Dois, que tratam o assunto de forma mais abrangente, já foram publicados
em http://blog.joaomorais.com.br/

No entanto há quatro itens que eu já posso adiantar:

- a tela é você quem faz. Pode ficar igual a dbware como pode ficar mais
simples. Ex. eu uso muito menu popup com teclas de atalho para incluir
funcionalidades em lookups e grids. O que você geralmente não encontra é
aquela barrinha de navegação com anterior, próximo, gravar, cancelar,
etc. porque data-types orientados a objetos não possuem o conceito de
edit/post/cancel nem o conceito de aberto/fechado;

- dbware é um framework. Você o remove para usar outro framework em seu
lugar. Essa de configurar OnEnter e OnExit é igual a história do bicho
papão: a gente cresce, descobre que era tudo mentira, e fica com raiva
de quem contou isso pra gente bem como fica com raiva do tempo que perdeu;

- a curva de aprendizagem é maior, mesmo com o uso de experts, mas isto
não significa que seja mais lento de trabalhar. Ex. hoje eu utilizo a
técnica e programo mais rápido sem expert do que no tempo do dbware, sem
falar na manutenção que é mais simples;

- para o pessoal do dbware convicto: estou meramente tecendo meu ponto
de vista e quero chamar a atenção apenas daqueles que buscam
alternativa. Nada de flame, nada de discussão inútil, apenas passar um
pouco de conhecimento pra frente.

--
Joao Morais

Responder a