Fala meu caro, aqui tem alguns pontos que discordo da sua opinião.

>1-Um software realmente abrangente, como se propoe um ERP, fica complicado
de se manter num "padrao" pois o cliente sempre
> vai pedir personalizações.

Acho que um ERP se propoe a fazer um determinado processo, modular e de
forma mais abrangente possível, para poder atendender ao maior número de
clientes possíveis. Vai muito da análise do projeto. Se é possível para uma
empresa customizar um determinado projeto open-source, acho que é válido.

Quanto ao controle de mudanças e personalizações do projeto, acho que é a
mesma dificuldade de se ter um projeto próprio, distribuido para mais de 1
cliente. a dificuldade é exatamente a mesma. Clientes diferentes tem
necessidades diferentes. E não é pq o código fonte não foi desenvolvido pelo
próprio mantedor, que estas dificuldades serão sanadas.

>Será que hoje em dia "tem mais valor para o cliente quem estuda um Sistema
pronto" ou "aquele que fez o Sistema do inicio ao
>fim?"

Acho que mais vale ao cliente o que funciona melhor, que é entregue no
prazo, e com os custos dentro do programado. Se eu tivesse na visão do
cliente, não me preocuparia com a forma que foi feito o sistema, e sim se
ele atende as minhas necessidades.

>Mas o verdadeiro valor do Software se dá por aqueles que o desenvolvem e o
vendem ao cliente com total certeza daquilo que
 >estao fazendo.

não acho que um modelo de negócio baseado em software open-source não tenha
futuro. Ao contrário, acho que tem seu mercado, da mesma forma que o
desenvolvimento de um sistema especificado para um determinado cliente tb o
tenha. tudo vai de uma boa análise.

E completando, a pouquíssimo tempo ando me aventurando sobre o open-bravo,
mas acho a idéia é muito boa. Quem sabe em um futuro, com o projeto um pouco
mais maduro (Não que hoje não esteja bom), e com a idéia da minha empresa tb
um pouco mais madura, não poderia-mos aplicar um modelo de comercialização
de suporte parecido.

abs.
Daniel A. Bastos