Olá,

Nao sei se entendi...  Entao, algumas opcoes.

a) Voce instalou o Delphi 5 na sua maquina e nao sabe se tem o BDE?
R: verifique no iniciar, programas, borland, delphi 5 se tem o BDE
Administrator.

b) Voce, ao iniciar o seu sistema no computador de um cliente, quer
verificar se ele ja tem o BDE instalado e caso nao tenha, que o sistema
instale? E depois verifique se o Alias ja foi criado, e nao havendo, que se
crie... é isso?
R: tenho uma rotina que faz isso num sistema Beeeemmmm antigo. Se for isso
te passo o codigo fonte (ainda vou procurar), pra voce implementar.

Bom, acredito que voce tem OTIMOS ( bons seriam poucos ) motivos pra usar
BDE....  principalmente se for em rede, mas tudo bem.

Abraco.