1) quanto aos arquivos do firebird, eu ainda nao sei,
o q faco por enquanto é q meu instalador abre o instalador do firebird
Sei q é uma solucao idiota mas será aprimorada

em breve devo aprender a fazer este scrip de instalacao. ainda nao
pesquisei isto, mas quando aprender posto aqui

2) realmente no reg estava uma pasta nada a ver
havia umas 10 ocorrencias e troquei para
c:\windows\system32\midas.dll
q é onde coloquei o arquivo.dll
o erro era:

Error loading MIDAS.DLL