Bom dia!

Eu tinha o link para uma "suíte" de componentes que servia para traablhar com
UniCODE, mas não consegui localizar novamente.

Não sei se somente isso resolveria seu problema, mas pode ser um caminho, sim.

Pesquisando no Google, achei este link [
http://www.nikse.dk/delphi.html#unicode ] parece ser bem interessante a
abordagem e pode atender a sua necessidade.

Sds,
Ricardo.

Rafael Jorge <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:                               pq vc
nao trabalha sem acentos? ai resolveria ja uma bronca.
 crie um edit descendente do tedit e na rotina keypress rode alguma funcao
 que retire acento.
 ja sobre as outras perguntas nao sei te responder pois nunca mexi com esse
 idioma.
 caso nao saiba como cria um compomente desses procura no goole.. deve ter de
 bolo..
 t+

 --
 Rafael jorge alves