Não, estou criando um DataSet de memória...

  _____

De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em
nome de Frota C. Júnior
Enviada em: terça-feira, 11 de dezembro de 2007 10:41
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] <<< ClientDataSet VALOR DEFAULT >>>

Imagino que vc está acessando um banco de dados, e se for firebird, eu
resolvi este problema usando no select "select coalesce(campo01, 0) from
tabela", o coalesce envia para o dataset o valor 0 (zero) quando o mesmo for

nulo, assim nunca será nulo, mesmo em se tratando dos campo agregados, mas
isso resolve o problema de uma consulta que retornou registros e que tenha
uma ou mis colunas nulas, para o caso do select não retornar nulo isso não
funcionará.

Outra solução é você criar um campo calculado no ClientDataSet e atribui-lo
o valor do campo agregado mediante um teste para verificar se o mesmo é
nulo, se for basta incrementar zero.

Espero ter ajudado.

Cordialmente
Frota C. Júnior