Boa tarde Rubem, desculpe-me se vou me expressar mal...

Mas é braçal sim... e tudo que é braçal numa linguagem com conceito RAD é chato
sim.
É braçal porque o dbgrid nativo do delphi não implementa essa função. Coisa que
na teoria é muito simples de fazer, pra quem tem um pouco mais de conhecimento
na linguagem. Pra quem não tem, é complicado mesmo. Faça o teste, criando isso
manualmente nos dbgrid de seu sistema e faça o mesmo sistema usando a dbgrid do
infopower, por exemplo, que já tem essas funções programadas. Depois me diz se
não é chato ficar escrevendo um monte de código quando você pode fazer isso
apenas com um clique. Eu acho (minha opinião simplesmente) que pelo tempo que
existe a dbgrid, um dos principais componentes da IDE, a própria Borland já
deveria ter implementado isso. Parece-me que agora existe um componente pra
baixar no site da codegear, como postou um outro colega. Aí sim.

Quanto a gostar de programação, eu também adoro, tanto que vivo disso desde
1985, desde o Basic, Cobol, DBase, Clipper, C, VB... de tudo já vi um pouco.
Mas minha vida de analista de sistemas sempre foi a fundo com COBOL e agora há
alguns anos com Delphi, linguagem que adoro e defendo com unhas e dentes. Mas
mesmo adorando programar, não gosto de ficar reinventando a roda todo dia, nem
tenho tempo de sobra pra isso.

Desculpe-me mais uma vez se entendi mal, mas é que existem mil maneiras de se
fazer críticas... como dizem por aí, podem até me dar um tapa na cara e eu
ainda sair agradecendo.. depende da maneira como fazem isso.

Um abraço.

Claudiney Cogo
N2 Sistemas e Soluções em Informática
Av. São Paulo, 172 - 15º Andar - Sala 1505
Maringá - Paraná
www.n2solutions.com.br
www.studion2.com.br