De tudo isso que se discutiu sobre este assunto, eu acho que a
opinião do Sérgio é a mais sensata e correta. Mas eu faria uma certa
ressalva. Muitas vezes existem casos em que a pessoa tá lá agarrada
com um problema e sob pressão pesada. Outro dia eu tava numa situação
dessas aqui com o Indy. Problema de autenticação. Digitei no Yahoo e
apareceu mil coisas, menos o problema da autenticação. Ok, se eu
tivesse um tempinho extra pra olhar os links, eu, com certeza
acharia. Mas como tinham 2 aqui atrás me vigiando e buzinando na
minha orelha e já eram 8 da noite, e o sistema lá em Brasilia parado,
não tive outra alternativa se não, recorrer a lista. O Rubem me deu a
resposta quase que na hora e resolveu o problema instantaneamente.
Por isso que eu penso, ser uma grande injustiça crucificarem ele
aqui. Ta certo que ele é meio casca grossa e eu até já disse isso pra
ele varias vezes. Mas é um camarada que sempre ajuda. xingando ou
não, ele trás a solução pra quem pergunta. Isto eu reconheço nele e
acho que muitos deveriam ver isto também. Tem nego aqui que não
ajuda, e quando estoura um flame, é o primeiro a particpar
ativamente, claro, querendo ver o circo pegar fogo e aparecer.

Mas! Tem casos que, realmente, o camarada não tem a menor iniciativa
de, pelo menos, pesquisar, e nem quer ter. Este sim tá na praia
errada. É muito facil você detectar estas pessoas aqui. Você passa
uma rotina pra ela, porque ela não sabe fazer ou não tem
conhecimentos que lhe levem a este resultado. Daí a pouco ele te
manda um E-Mail agradeçendo pelo envio mas que não conseguiu fazer
ela funcionar (Leia-se: não soube implementar, ou não deu conta de
implementar). Aí vem e te pede pra implementar ou então se você pode
mandar um código pronto pra ele "dar uma olhada". Ora, se o cara não
conseguiu fazer ela funcionar, basta debugar passo-a-passo que acha o
problema na hora. Se funciona pra um, tem que funcionar pra outro
também né! É mera questão de dar um F8 no projeto e ir acompanhando o
cursor. Vai na função que o cara te mandou e olha o que que tá dando
erro! Na maioria das vezes é parametro errado que você tá passando na
chamada a função ou então faltando um Unit específica na cláusula
uses. Não é bicho de 8 cabeças. Outro caso: O cara escreve e
diz: "Meu programa, quando executo ele da erro" e só. Tipo, você que
se vire pra adivinhar o problema dele.

É igual eu falo com vocês, não vamos ficar aqui debatendo e muito
menos degladiando por causa desse tipo de coisa. Se você ver que é
uma pessoa interessada mesmo e está correndo atrás, ajude. Senão,
ignore. Uma coisa que eu fazia muito aqui e não faço mais: Enviar
apostilas em PVT pros outros. Já fiz isto demais aqui. Nunca ninugém
sequer me deu um retorno pra me agradecer ou dizer se serviu. Então
parei de fazer isto definitivamente. A gota dágua, foi um cara qui na
lista que me escreveu pedindo se eu pudesse mandar os 4 DVD´s pra ele
por sedex a cobrar. Eu até concordei com ele e disse que cobraria
somente o custo dos DVD´s e do envio. Dava as apostilas pra ele.
Ficava tudo em 25 reais Mídias + envio. Mandei e 20 dias depois
voltou como "Não procurado". Escrevi pra ele, inclusive via lista
também, ele nunca respondeu...

Ou seja, o cara se recusou a pagar 25 reais por 4 DVDS recheados de
apostilas e tudo mais. Este sim é um...

Gente, não precisa ser so Google não. O Yahoo ainda é excelente e até
acho ele melhor que o Google além do que o Code Gear tá empapuçado de
demos, apostilas e FAQ´s sobre problemas relatados e soluções obtidas.

Eu diria até mais Sergio, O problema não é perguntar algo óbvio, mas
sim é perguntar algo que foi respondido ontem aqui. Isto pra mim é o
cúmulo do comodismo.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]
http://www.geocities.com/SiliconValley/Bay/1058
MSN: [EMAIL PROTECTED]
SKYPE: WalterChagasJr

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Sergio Eurico" <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> Olá,
>
> Pesquisando no Google por "delphi drf" (sem as aspas) os 4
primeiros links
> apontam para uma solucao do problema.
>
> http://www.google.com.br/search?hl=pt-
BR&q=delphi+drf&btnG=Pesquisa+Google&meta=

> Acho sinceramente que o Rubem tem razao. Quando alguem faz uma
pergunta que
> tem a resposta "na cara" ou essa pessoa tem preguiça de procurar,
ou, como
> eu ja disse pra alguem aqui, ta na area errada.
>
> Se um de meus funcionários me fizer uma pergunta dessas,
sinceramente,