Boa tarde.

Mas voce não precisa de um dicionário de dados pra fazer isto, basta fazer um
loop nos fields do dataset e ir criando os componentes de acordo com o tipo de
campo, por ex. se for String usa um DBEdit, data um DBDateTimePicker por
exemplo. (ou usa o dbedit mesmo);

A idéia básica do dicionário de dados, seria pra ter informações sobre campos,
tabelas em runtime, de modo beeeeeem flexivel, pois com o sitema rodando, iria
simplesmente alterar uma definição e tudo já estaria a disponição dos usuários.

Eu estrutura de dicionario de dados em minhas aplicações particulares (a
terceiriazação ta pegando aqui..rsss), e o usuário pode entrar e personalizar
as informações caso ele queira, pode trocar o label de qualquer dbedit, definir
valores padrões (quando o usuário da o "novo"), ajuda o usuário exibindo as
dicas dos campos em que ele está posicionado "hints", como o tamanho que ele
pode digitar, se pode ficar vazio (obrigatorio)....ai vai da necessidade de
cada um em pensar em boas idéias.

Mas atente que não é simplesmente ir criando uma ou duas tabelinhas ai no seu
banco de dados achando que vai ter um dicionário, existe muitas coisas que
implicam por tráz disto tudo.... como por exemplo o caso de declarar os field
nos datasets, eu ousaria dizer que se você faz isto, desita de tentar
implementar um dicionário de dados (pelo menos eu tive inumeros problemas com
esta combinação). Na verdade imagino que o dicionário de dados existe
exatamente pra preencher as lacunas dos fields (por favor não estou criticando
ninguem)....tambem vai depender um pouco de como o seu banco de dados está
normalizado, ainda mais pra compreenção do usuário (caso ele vier a ter acesso)

Tudo vai bem com o dicionário de dados, derrepente voce consegue imaginar
outras utilizades para o mesmo, como por exemplo criar consultas
personalizaveis, on o cliente entre determine quais campos ele quer ver no
"grid".

-> Rubens, de acordo!!!
    e como seria esta ideia do vbscript? seria apenas um campo onde o poderia
ser definido um script e executado na aplicação em dado momento...?..acredito
que o que voce esta querendo deixar claro é que pode ser qualquer 'codigo via
script' e não necessáriamente o vb...estou certo?

    Lembro me de ter visto algo no Fast Report onde suporta várias linguaguens
de scritp (e se não me engano tem um componente que faz isto)...tambem tem um
no ReportBuilder o tal de "RAP" que é bem interessante tb.

Atenc.
Elazar