já resolvi pessoal,  no google encontrei a resposta....
já que ninguém se pronunciou dando a solução e
ninguém se estressou eu ainda vou postar a solução para se alguém precisar

var _nome_terminal: array of string
begin
  SETLENGTH( _nome_terminal , 50 );

  onde coloco 50, posso colocar uma variavel  " x " e definir o
tamanho da bagaça conforme a necessidade, sem contar que setlength(
),,  já reserva na memoria
o tamanho exatado que o vetor vai precisar, (pelo menos foi o que li).
se faz isso memo,
não tenho certeza.

--
Leonardo Quinino