Boa Noite, acredito q isso possa estar acontecendo por vc não ter definido
alguns pontos chaves, mas vamos rever eles agora.
  No cabeçalho vc está usando um um TDataSource ligado a um TIBQuery e os
TEdits ou outros elemententos do cabeçalho ligados a essa DataSource, até aki
tudo OK, se vc usar um DBNavigaitor ligado a esse Datasource_Cabecalho ele está
trocando entre os cabeçalhos, correto?
  com nos itens tem que fazer o seguinte
  1º no TIBQuery ou TIBDataSet vc tem a propiedade Datasource aqui vc deve
coloca o DataSource do Cabeçalho.
  2º no SQL vc deve ter um código tipo:
    SELECT CODIGO,DESCRICAO,COD_CABECALHO
    FROM ITN_NOTAFISCAL
    WHERE COD_CABECALHO=:CODIGO <-- ESSE EH O CODIGO DO CABEÇALHO

  3º agora eh sow vc ligar o TDatasouce_itens com um DBGrid + DBNavigaitor
ativar as Query's

  Percebera que agora o seu Form tem 2 DBNav 1 ligado com o
Datasource_cabecalho e outro ligado com Datasource_Itens.

  Att Rafael.

Guilherme Alves <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
          Olá amigos, preciso de uma ajuda urgente.

Estou desenvolvendo uma aplicação básica de cadastro de notas com seus
determinados itens da nota.
Quando eu abro o formulário já mostra o "cabeçalho" da nota com suas
respectivas informações e logo abaixo no mesmo form tem um grid, que mostra os
itens dessa nota.
Não sei o que está acontecendo que eu abro o formulário ele mostra tanto o
cabeçalho quanto os itens normal, mas quando eu clico no botão de navegação
(próximo, anterior, primeiro e último) o grid (itens da nota) não estão
"acompanhando" o cabeçalho da nota...
No botão próximo por exemplo está assim:
datamodule.sql4.Next;
mostra_cabecalho;
datamodule.sql5.next;
mostra_itens;
Em vez do mostra_itens mostrar os itens que é se refere ao cabeçalho da nota, o
datamodule.sql5 está "andando" no grid, como se ele tivesse andando nos itens
daquela nota, e não indo para o próximo registro.
OBS: o mostra_itens é uma consulta sql que mostra os itens no grid conforme é o
código do cabeçalho da nota
......sql.add('and');
sql.add('via.cod_via=:cod');
ParamByName('cod').Value:=edt_cod.text;

Resumindo...
Quando mostrar o cabeçalho da nota e seus respectivos itens, quero que cada vez
que eu for utilizando os botões de navegação, o grid (os itens) acompanha o
cabeçalho, e não ir de item a item.

obrigado