Pra horário de almoço, pelo menos aqui o coletor está na porta do refeitório.
Portanto é extraido um relatório especificamente desse coletor.

Se alguém almoça fora, obrigatoriamente deve deixar seu crachá na portaria que
o registro é feito direto no sistema por um porteiro. Ele lança o horário de
saída e retorno do funcionário antes de devolver o crachá para o funcionário.

Caso vc tenha apenas um aparelho pra coleta, seria melhor trabalhar bloqueando
ou descartando registros com o horário muito próximo. Geralmente aqui o povo
repete o registro sempre que o sistema dá um aviso de "Selecionado para
Revista"  o que é desnecessário. Então se o funcionário fez por ex. três
registros num intervalo de tempo muito pequeno vc pode descartar 2 registros e
trabalhar com o mais antigo. Outra medida seria ajustar seu BD com um horário
para o almoço "padrão" (por exemplo entre 12:00 e 14:00) e todos os registros
feitos dentro deste horário são considerados como saída para almoço e a segunda
passagem como retorno de almoço. O mesmo pode ser feito para a saída e os
registros feitos.

Este tipo de sistema é relativamente fácil de desenvolver, o complicado é
adequar os usuários a interagir corretamente com ele.

Não sei se fui claro, mas qualquer coisa pergunte que na medida do possível
tento te esclarecer.

Atte,
Ricardo.

Rafael Jorge <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:                               vou
controlar o ponto por soft tambem.. ai tenho que estabelecer essas
 regras nele.
 vai ter 3 tipos de coleta.. pelo txt gerado pelo maquinario do ponto ou pela
 digital num leitor biometrico num pc direto em rede ou via soft pra pegar o
 ponto do funcionario digitando seu codigo.
 por isso queria saber das regras que o povo utiliza.
 o que tu falou e valido. mas e a saida pro almoco? se eu descartar durante 8
 horas nao vou saber quando ele saiu e voltou.
 mas valeu. vou continuar procurando e fazer uma tela de parametrização para
 isso.
 t+

             _