Só complementando o que o Andreano informou:

Se o INSERT funciona ao desabilitar a trigger, então o problema está
na trigger, concorda? Tente rodar o insert com os mesmos dados fora do
Delphi para vc pegar o erro.

O BD é Oracle? Se for, então dá End of Table mesmo.
Se vc puder alterar a trigger, trate o exception no_data_found para
tratar o erro e retorne um erro 20000 que o BDE não dará mais o "End
of table"

Boa Sorte,
Josir.

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Andreano Lanusse"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Gladson,
>
> O BDE que gera esta exception.
>
> 1 - Isso geralmente ocorre quando você está usando a propriedade
Filter e o retorno da query/table está vazio, gerando essa exception.

> 2 - Isso também pode acontecer em algumas situações quando utilizado
CacheUpdates com MasterDetail.