Vamos por partes, como diria o Jack (esse trocadilho já deu o que tinha que
dar né?)

A sua solução é mais complexa que a minha. Eu trabalho com servidor de fax,
e o meu desafio foi:

-> Receber um email e mandar os anexos por fax

-> Receber um fax e mandar a imagem do mesmo por email

O meu cliente é bem simples, dois cliques no DBGrid, abre a imagem, o cara
trata e muda o status.
Eu acabei optando - por enquanto - em não guardar os arquivos dentro do
banco de dados, estou guardando no banco apenas o caminho para os arquivos,
que no caso eu guardo zipado, senão haja HD! Quando eu for guardar no banco
de dados, vou guardar em um campo blob (bytea no PostgreSQL). Mas ainda cou
estudar isso.

Não tenho ainda uma limpeza periódica, provalvemente irá surgir a
necessidade de fazer um back-up de tempos em tempos, expurgando os dados
mais antigos.

Eu usei o TidPop3 da paleta Indy. Achei muito fácil de usar. No momento de
baixar os anexos, eu os coloco em um diretório criado com um GUID, compacto,
e coloco no banco que fulano recebeu um email com tal assunto, em tal hora,
e os anexos estão em tal diretório.