Sugiro que você crie mecanismos para "registrar" os controles do form dentro
da classe que será a controladora ( armazenando num array de TWincontrol,
por exemplo) e assim usar os métodos dessa controladora, para ler e escrever
nos controles.
Da mesma forma, a controladora terá que passar os valores para a classe
Model (pode ser os DAOs) que deverá ter métodos para gravá-los no BD.
Além disso,a controladora  deverá também, saber obter os valores dos DAOs.

Sei que está genérico, mas essa dica de registrar os controles eu vi uma vez
num exemplo.