Pessoal eu também estou com um problema parecido,
só que estou usando o seguinte código no delphi.

SQL.Add('select c.numero, sum(d.totalPatrimonio) as soma');
SQL.Add('from tblcoop c, tblpatrimonio d');
SQL.Add('where c.numero=d.numero');
SQL.Add('group by c.numero');

Mais não funciona, apresenta erro quando uso o Sum.
Alguém sabe porque.

To usando uma adoquery, um adotable e um ds