Bem, acho que nada melhor do que um projeto piloto para avaliar, mesmo.

Tenho algumas aplicações em delphi, que funcionam como serviço do windows e
soube que o lazarus fornece classes que permitem gerar tanto serviços para
windows quanto daemons para o linux.

Vou então gerar uma dessas aplicações com essas classes para analisar o
comportamento.

Muito obrigado pelas opiniões, pois eu não conhecia  ninguém ainda com
experiência em lazarus.