Olá João, eu fiz um utilitário (
http://www.drdsistemas.com.br/util/builder/Builder.htm )  que gera os dml's,
é bem simples, mas  pelo menos a primeira vez quando estou desenvolvendo é
automtático, depois para implementar novos campos eu edito o sql
manualmente, imagina que até cerca de 2 anos era tudo na mão mesmo.. todo o
select, todo o insert...  A unica diferença é que nao monto o SQL no código,
deixo dentro da propriedade SQL.

da um pouco mais de trabalho, mas a liberdade que se tem é impressionante. e
por mais que o pessoal fale eu acho muito mais fácil de dar manutenção
assim, doque ter aquele monte de Query com seus TField's em dataModules e
vez ou outra perdendo as ligações e por ai vai.

eu procuro usar o melhor dos 2 mundos, o bom e velho DBGrid ta lá nas
buscas, agora no cadastro é SQL na unha.

quanto eu tiver mais livre vou estudar alguma forma de automatizar esse
processo.

valew.

Eduardo Silva dos Santos
DRD Sistemas.