vá no ibtransaction1 e coloque na propriedade params:
READ_COMMITTED
REC_VERSION

dessa forma todas as transacoes comitadas serao vista no outro
aplicativo na rede, nao se esqueca q o outro aplicativo tem q fazer o mesmo.
qdo vc comitar a transacao em um aplicativo, no outro basta vc abrir
novamente a pesquisa q vc vai ver os dados.