O problema do Firebird é que ele foi a maior "comida de bola" que a
Borland já fez na sua existência, quando ela achava que o Interbase não
tinha mas futuro resolveu abrir o código, e quando percebeu que existia
uma comunidade carente, já era tarde, o filho bastardo tinha nascido.

E por mais que ela negue, que faça propaganda sobre o Interbase, ela é
co-responsável pela existência do Firebird, e a meu ver independente se
é um concorrente do banco dela, é injusto não ter um driver nativo junto
a uma ferramenta como o Delphi e ainda mais pelo tamanho da comunidade
que hoje utiliza o Firebird.

E esta afirmação de que qualquer um pode fazer o driver, que os source
code está ali disponível,  o descaso dado pela Code Gear em relação a
isso é no mínimo lamentável, esta é a minha opinião, e acredito que a de
muitos.

Paulo Santana
O2 Tecnologia em Sistemas