Eu não acho vantagem nenhuma em desenvolver um.
Acho que o trabalho de integração com uma rede do Jabber é menor do que o
trabalho de desenvolver um programa com metade dos recursos que ele propicia
(Que diga-se de passagem, não são poucos)
Fora que (Pelo menos com o OpenFire, que eu testei), ele tem uma interface
administrativa pronta e muito simples de usar.
Pelo que andei pesquisando, a galera de Java tem uma interface de
comunicação pra facilitar a integração e mandar alertas e comunicações a
seus usuários.

E uma curiosidade:
O GTalk é baseado no protocolo Jabber

Abs