Bom dia Fellipe,

O principal motivo do desenvolvimento em N camadas não é a necessidade de
acessar um sistema fora de sua própria rede (como você colocou), mas sim
separar as regras de negócio do sistema cliente para um sistema servidor.
Além de aumentar o índice de manutenibilidade, aumanta-se considerávelmente
a escalabilidade.
Trabalho com multicamadas a bastante tempo e confesso que dá mais trabalho
para construir, mas o resultado é muito expressivo nas manutenções e nas
necessidades de expor as informações de outra forma que não seja um cliente
desktop, isto inclui internet, intranet, equipamentos portáteis, etc.

Participo de um fórum específico neste assunto (
http://br.groups.yahoo.com/group/NDDV/) e recomendo fortemente que você
participe e pesquise sobre este assunto.
O detentor deste fórum é o Bruno Lichot (Evangelista CodeGear), além de que
o Andreano Lanusse (Evnagelista Code Gear para América Latina) partipa
também.
É um fórum de alto nível e poderá lhe auxiliar fortemente na sua decisão de
migrar ou não para um ambiente multicamadas.

Abraço