Olá Ricardo...

----- <corte> -----
Posso contribuir traduzindo a documentação do inglês para o português do
Brasil, mas esbarro na questão do tempo ( só tenho as noites e finais de semana
disponíveis )
----- </corte> -----

Como me disse uma vez o Mark Daems (o desenvolvedor do Zeos), sinta-se à
vontade para contribuir. O problema é q a documentação do projeto está bastante
desorganizada. Ela serve como referência, mas em partes. Não sei se muita coisa
poderá ser aproveitada.

----- <corte> -----
Só para equalizar: posso fazer a tradução à partir da documentação que
acompanha o componente ou se existe algo mais. Baixei 3 arquivos a partir da
página do Zeos no SF.

* ZEOSDBO-6.6. 3-stable. zip (1.55MB)
* ZEOSDBO-6.6. 3-stable_ doxygen.zip (11.7MB)
* ZEOSEDBO-6.6. 3-stable- DelphiCode2Doc (20.3MB)

Quais as diferenças entre eles?
----- </corte> -----

Em relação às diferenças nos pacotes, ainda não tive tempo de "vasculhá-los"
mais a fundo. Então, realmente, não tenho essa informação (ainda). Nada, tb, q
uma pergunta ao Mark não esclareça.

----- <corte> -----
Sempre quis usar o Zeos mas esbarrava em alguns impecílios. Quem sabe
contribuindo com o projeto já dá pra aplicar melhor a coisa toda.
----- </corte> -----

Quais empecilhos vc encontrou? Dificuldade técnica? Falta de documentação?
Falta de suporte? Instabilidade nas conexões?
Acredito, sim, q com a sua contribuição, seus horizontes se expandirão.
Trabalhando com o Zeos, já deixei muitos clientes felizes, sem sequer instalar
um driver de acesso ODBC em qualquer um deles. E, pra apimentar um pouco mais o
caldo, se eu usar apenas instruções DDL com padronização ANSI, o dia em que eu
decidir migrar toda a base de dados de um cliente de, por exemplo, MySQL para
Oracle, basta eu alterar o arquivo INI das configurações estipulando o
protocolo e pronto. Nem preciso recompilar.

Enfim, sei que existem soluções mais "completas" para o trato com os vários
SGBDs q temos no mercado. Em geral, essas soluções são pagas e não custam
barato. As 249,95 "doletas" pagas pelo IBDAC (pq se for pra comprar um
componente, só vale a pena se for com os fontes), calculadas na cotação d hj,
dariam R$ 459,85, oq me compram, no mínimo, 4 novos livros. Mas ainda não vi a
justificativa do pq usar IBDAC em detrimento ao Zeos. E o argumento d q ele é
mais rápido cai por terra quando o assunto é o Firebird. Já o ODAC eu não
discuto.

Mas, cara, como já disse, sinta-se à vontade. O Silvio Clécio já começou a
trabalhar no componente. Assim q der, eu implemento mais algumas coisas (como o
suporte às Stored Functions do Postgres). Assim a gente vai contribuindo e
melhorando esta pequena, mas notável ferramenta.

[]'s

Att.:
Willian Jhonnes L. dos Santos
Analista/Desenvolvedor Object/Free Pascal
Seja livre. Use Linux.
Grupo de Usuários GNU/Linux de São José dos Pinhais
Linux user number 449753