Olá Valdir, vamos lá

1 - para salvar o Fr3 no Dfm vc deve setar a propriedade StoreInDfm para
true, e em seguida fazer o relatorio no Editor ou carregar um arquivo Fr3
existente, dai em diante, quando vc salvar e fechar o form, quando abrir
novamente e abrir o Editor do fast o relatório já estará lá.

2 - A vantagem de vc deixar o relatório salvo em arquivo externo e carregar
na hora de exibir é que vc pode modificar o relatório sem ter que recompilar
o sistema, a única desvantagem é a quantidade de arquivos externos e o
trabalho a mais na hora de atualizar, nada muito grave, imagine uma pasta
com 96 arquivos, isso para uns não é problema mas eu sou meio neurótico com
isso.

3 - No Fast vc tem que criar um relatório à parte para imprimir em modo 100%
texto. não sei como o Fortes trabalha, vamos supor que vc tem um relatório
com uma Imagem por exemplo, se for imprimir em modo texto não tem como essa
imagem ser impressa. Agora nada impede que vc imprima os relatórios gráficos
na matricial, só vai ficar + lento.