Pesssoal da lista boa tarde

Preciso de uma ajuda em uma consulta
A situação é a seguinte

na minha  tabela ha  os campos "nome" "telefone" "tipo_ligaçao"

Onde o tipo de ligação pode ser particular ou serviço

Como posso fazer para que ele conte quantas ligações cada pessoa fez, dentro
disto contando os tipos separados ,agrupando por nome da pessoa ? Meio chato
né

Ficaria mais ou menos assim

Nome        total de ligações         serviço          particular
Ricardo               15                       10                  5
Andrea               2                          2                    0
Andressa            3                         0                     3

Como posso fazer isto?
desde ja agradeço a  ajuda

Obrigado

OBS : pensei em criar dois campo de tipo de ligação ai acho que funciona

Ricado de Abreu