Olá pessoal.
Acho que o subject já diz muito. Meu problema maior é bolar um jeito de
tornar genérica a forma de cadastrar e alterar os dados das tabelas, pois
para listar os dados umas Views no postgres com os campos nomeados, um
DBGrid e um "select * from nomedaview" no dataset já resolvem o problema.
Tentei criar um form que criasse os componentes automaticamente de acordo
com os campos mas não deu muito certo, principalmente porque estou sem muito
tempo para desenvolver.
Pensei em alterar os dados  no DBGrid mesmo mas gerou muitos problemas nas
views e campos de chaves estrangeiras. E também tinha o problema que alguns
campos como os campos 'nome' e 'sobrenome' que tinham que estar separados na
tabela, mas juntos na hora de exibir no dbgrid e separados novamente para
alterar.
Alguém já passou por isso, ou melhor, alguém tem alguma solução?

Também estou atrás de material sobre construção de interfaces ou boas
práticas de programação cliente/servidor.

Obrigado.