Pessoal.
Estou usando umas tabelas Firebird, acessando pelo dbExpress...
ClientDataset... Tenho uns campos PrimaryKey, que são auto-incremento...
Quando insiro novo registro está me pedindo o conteúdo pois é um campo
required... retirei as cláusulas required dos campos, e não
funcionaou... tirei da opção Required nos fieldDefs,,, enão funcionou...
Passei o valor -1 para o campo  no before post (lí algum tempo atrás que
fazendo-se isso burlava-se o required, e o banco criaria o
auto-incremento pois não poderia ser numero negativo...), e não
funcionou... alguem me dá uma luz, pls?

Agradeço desde já!!!

Emanuel

Responder a