> Estou usando umas tabelas Firebird, acessando pelo dbExpress...
> Passei o valor -1 para o campo  no before post (lí algum tempo atrás que
> fazendo-se isso burlava-se o required, e o banco criaria o
> auto-incremento pois não poderia ser numero negativo...), e não
> funcionou... alguem me dá uma luz, pls?

Como vc usa auto incremento no FB? Eu uso via Generator e funciona legal com o
esquema do -1 (eu uso 0, mas tanto faz).

CREATE GENERATOR G_ADICIONAL_ID_ADICIONAL;

CREATE TRIGGER T_ADICIONAL_ID_ADICIONAL FOR ADICIONAL
ACTIVE BEFORE INSERT POSITION 0
AS
BEGIN
  NEW.id_adicional = GEN_ID(g_adicional_id_adicional,1);
END

Após o ApplyUpdates eu dou um refresh no registro e o novo ID aparece na
aplicação.

Jackson Gomes
Tools&Comps - Controle de Usuários para Desenvolvedores CodeGear
Web Site: http://www.toolsandcomps.com