Eu faria diferente!
Criaria um arquivo mdb (do access) faria uma vinculação com a tabela
xls, e faria as consultas na tabela usando o odbc para o access...
Podeia até criar as consultas no access. e acessaria esta consultas...
como se fossem views... percebe?? Para conectar c/ o access é duzias de
vezes + fácil... ainda tem a KaDao que é free... e o Access acessa sem
probleams as planilhas do excell. Deixe que a microsoft (access) se
resolva com a microsoft excell)... usaria uma coisa +firme, o mdb, e
daria bye-bye aos problemas...

BDE... nem pensar!!!!

Sds
Emanuel Coutinho