Salve colega...

até onde eu utilizei não da este tipo de problemas...
o que ocorre é na insersão e autalização de campos com indices

o que pode ocorrer tbm é... a utilização de TTable e não utilizar o Close da
tabela
esta tabela vai ficar aberta e com isso pode ocorrer corrupção

eu utilizava um componente do ADS
TDescendentDataSet muito bom e não dava problemas com DBF
até mesmo em inserts e updates

abraço
Marcos Bernardo