Bem, como eu gosto de tentar arrumar uma explicação pra quase tudo, nem sempre
com sucesso e nem sempre me dando o trabalho de externar essa "vertente", vou
me arriscar em alguns palpites:

1) Quem lê as mensagens no webmail (meu caso) as vezes não vai ficar
escarafunchando outras mensagens que tenha. dependendo do assunto lê apenas a
mais recente de uma determnada thread e apaga o resto (algo que não faço. leio
TODAS as mensagens que são mandadas; e noto que como esse povo manda e-mail!)
Então não apagar nesse caso é apenas pois imagina-se que está contribuindo com
o "histórico" da thread, quando na verdade se contribui (negativamente) com o
aumento no tamanho da mensagem.

2) Não ler mensagens pela página do grupo. Quando se usa esse formato, aí sim o
que vcs sugerem fica mais claro de ser entendido. Pois dessa maneira o Yahoo
pode indexar as mensagens a contento. Quem respondeu à quem, e etc. Mas repito,
poucos aqui tem esse hábito. Eu mesmo raramente leio as mensagens do grupo pela
página do grupo.

3) Puro esquecimento. Não é má intenção, não é preguiça, nem é uma conspiração
do mau. As vezes as pessoas não se apegam a "pequenos detalhes" e esquecem de
apagar. Paciência... irrita, mas acontece.

4) Mensagens de resposta com uma linha ou duas: encaro no mesmo teor do item 3.
E enquadro o mesmo em mensagens de agradecimento algo que não é uma constante
na lista.

Atte,
Ricardo.