________________________________
De: Marcos <[EMAIL PROTECTED]>
Para: [EMAIL PROTECTED]
Enviadas: Terça-feira, 4 de Novembro de 2008 7:59:35
Assunto: Re: [delphi-br] Quanto tempo pra desenvovler a NF-e?

Jean,

Estou nesse projeto desde o inicio do mes 07/2008 em tempo integral.
Desenvolvi as classes responsáveis pela geração do XML da nota, Assinatura
(gerenciamento de certificados digitias), transmissão (e captura do retorno
do Web Services) tudo em Delphi (BDS 2006). Te confesso que tomei muita
pancada pra fazer esse negócio funcionar, mas foi. Estamos agora em fase de
integração deste componente desenvolvido com nosso sistema. Optamos por
desenvolver tudo aqui para termos dominio completo sobre isso, mas é algo a
se pensar, dependendo da sua urgência, acho que compensa uma pesquisa sobre
uma solução pronta.

Segue :

O digníssimo: Delphi (BDS 2006) :)
CAPICOM - Gerenciamento de Certificados Digitais;
MSXML 5.0 - Assinatura Digital (Interfaces geradas pelo Delphi);
MSXML 6.0 - Validação do XML usando Schemas (Interfaces geradas pelo
Delphi);
JEDI Project - Funções API Win32 (Acesso a SmartCards diversos e abertuda de
repositórios de Certificados Digitais);
SOAP - funções de comunicação com Web Services geradas a partir dos WSDL dos
mesmos (também geradas pelo Delphi);
DataBinding dos Schemas de envio e de retorno dos WebServices;

A classes desenvolvida aqui ger o XML, assina usando o certificado digital
escolhido pelo usuário A1 (instalado no PC) ou A3 (SmartCard), envia o XML,
recupera o resultado do processamento do Lote enviado, Cancela Notas,
Consulta Notas, Consulta Status do Serviço, o que está faltando desenvolver
é a Inutilização de Notas, mas neste ponto isso é moleza (pelo menos eu
acho) e ao contrário do que muita gente diz por aí, é possível fazer em
Delphi sim !!

Não tenho certeza pois ainda estamos em testes, mas talvez este componente
seja comercializado.

Se você realmente tem intenção de desenvolver tudo por conta própria, o
prazo tá apertado pois dia 1 de dezembro várias empresas estão obrigadas a
emitir NF-e !! E novamente digo, não é uma tarefa trivial.

Por questões profissionais, é o que posso dizer sobre a NF-e.

--
Marcos Antonio de Assis
Analista Programador