Companheiro,

BTrieve é um formato de armazenamento de dados que suporta contextos
transacionais, e baseado em método de acesso sequencial indexado (ISAM -
Indexed Sequential Access Method). Esse formato foi muito utilizado na época do
sistema operacional NetWare da Novell e muitos aplicativos comerciais escritos
para plataformas MS-DOS fizeam muito uso deste padrão de armazenamento. Ja vi,
nos idos de 1994/1995 aplicativos de folha de pagamento em MS-DOS escritos em
QuickBasic usando este formato.

(Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Btrieve)

POr ser um formato de armazenamento pouco conhecida, e consequentemente
trabalhada por poucos, acredito que seja realmente difícil encontrar alguém que
já tenha acessado arquivos BTrieve via Delphi. Espero estar errado. Sugiro os
seguintes caminhos:

1) Procure nas mensagens antigas da lista se não existe algum colega que tenha
passado pelo mesmo problema e conseguido uma solução
(http://br.groups.yahoo.com/group/delphi-br/messages);

2) Busque no Google ou no AltaVista usando as palavras "Delphi BTrieve
component". Vc vai achar muita coisa. É claro, tem que garimpar pra conseguir o
que precisa, mas como eu sempre digo, quem procura acha!

Boa sorte.
Sds.