Alisson escreveu:

> Em um relacionamento master-detail funcionava perfeitamente em DBExpress,
> mas com Unidac está dando esse erro ao incluir os Fields no
> ClientDataset e
> ao tentar definir os MasterFields. Abaixo a setença SQL do master e do
> detail:
>
> SELECT P.* D.NOMEDESCRICAO, M.DESCMARCA, U.DESCUNIDADE
> FROM PRODUTOS P, DESCRICOES D, MARCAS M, UNIDADES U
> WHERE P.CODDESCRICAO = D.CODDESCRICAO
> AND P.CODMARCA = M.CODMARCA
> AND P.CODUNIDADE = U.CODUNIDADE
> AND P.CODPRO = :CODPRO

> [...]

Não vou entrar em muitos detalhes, mas esta mensagem é um erro de sql no
qual vc tem em duas ou mais tabelas um campo com o mesmo nome e não está
utilizando o alias para referenciar cada um deles. Daí que o banco não
sabe qual vai utilizar e retorna essa mensagem.

Tente rever sua instrução SQL (Eu começaria substituindo o "SELECT P.*
pelos campos individualmente) e descobrir qual deles está causando a
ambiguidade.

--
[]’s.

Evandro Siqueira