Andressa,

O absolute index funciona, do jeito que eu coloquei, tanto para quando
clica, quanto para quando navega com as teclas...
Quando vc clica no + está abrindo os "children" do "parent node"...
assim, o foco ainda está no "parent node"...
Vou verificar um teste aqui, se tem como fazer selecionar o primeiro
"child node" qudando vc expande os "children nodes"...

Abaixo está o código com as alterações que fiz para uncionar como necessita.
Deixe o Auto-Expand Desligado, senão não vai funcionar legal

unit Unit1;

interface

uses
  Windows, Messages, SysUtils, Variants, Classes, Graphics, Controls, Forms,
  Dialogs, StdCtrls, ComCtrls;

type
  TForm1 = class(TForm)
    TreeView1: TTreeView;
    Button1: TButton;
    Label1: TLabel;
    Label2: TLabel;
    procedure Button1Click(Sender: TObject);
    procedure FormShow(Sender: TObject);
    procedure TreeView1Change(Sender: TObject; Node: TTreeNode);
    procedure TreeView1Expanded(Sender: TObject; Node: TTreeNode);
  private
    { Private declarations }
  public
    { Public declarations }
    Diretorio: String;
  end;

var
  Form1: TForm1;

implementation

{$R *.dfm}

begin
with Treeview1 do
   begin
     LoadFromFile(diretorio+'Treeitems.txt');
     SetFocus;
     Select(TreeView1.Items.GetFirstNode);
   end;
end;

procedure TForm1.FormShow(Sender: TObject);
begin
  Diretorio := extractFilePath(application.ExeName);

end;

procedure TForm1.TreeView1Change(Sender: TObject; Node: TTreeNode);
begin
  Label1.Caption := 'Este é o Absolute Index: ' +
IntToStr(Treeview1.Selected.AbsoluteIndex);
  Label2.Caption := 'Este é o  Index: ' +
IntToStr(Treeview1.Selected.Index);

end;

procedure TForm1.TreeView1Expanded(Sender: TObject; Node: TTreeNode);
begin
with Treeview1 do
   begin
     Select(Node);
     Select(Selected.getFirstChild);
   end;

end;

end.

Vejaí no código anterior, as alterações que fiz aqui, e manda ver!!!

Sds,

Emanuel Coutinho
Salvador-Ba-Brasil