O q eu escrevi não foi um desabafo, e sim um texto para que os colegas comentem
e, ao mesmo tempo, tentem entender pq o Delphi não possui sempre tudo à mão,
mesmo sendo uma ferramenta fantástica.

Sds.

To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
From: ricardo_engs...@yahoo.com.br
Date: Wed, 25 Feb 2009 08:58:36 -0800
Subject: Re: [delphi-br] [OFF-TOPIC] Por Quê o Delphi Não Vêm Com Tudo De Que
Preciso?

Entendo seu desabafo Rubem, mas aí fico na dúvida: quando eu preciso fazer
impressões matriciais, quase sempre faço como me acostumei a fazer no Clipper
(nem sei se era a maneira correta, mas era como eu entendia...), ou seja,
imaginar que cada linha que eu quisesse escrever teria no máximo 80 colunas por
40 linhas e jogar tudo num arquivo TXT que depois era enviado para a impressora.

Mas porém, todavia, entretanto, não é necessário (pelo menos ao meu ver) um
componente de terceiros e sequer um editor visual. Basta (para minha
necessidade) usar uma variável do tipo TStrings ou até um TStringList e vou
gerando os parágrafos do meu relatório com base na largura do texto que é
inserido. E para mandar para a impressora, bastaria um Write da vida, fazendo
uma ejeção de página a cada 40 linhas.

Alguma automação como definir a ordem das colunas é bem vinda, mas nada além
disso, pois visualmente a impressão matricial é "pobre". O valor é agregado a
informação e não ao layout do relatório.

Não sei se nesse caso em específico seria mais fácil já ter algo pronto...
Sendo que a composição desse tipo de relatório é bastante simples.

Atte,
Ricardo.

"Vamos ajudar o Grupo e o Yahoo! Apague o conteúdo irrelevante!"

--- Em qua, 25/2/09, Rubem Nascimento da Rocha <djpardalro...@hotmail.com>